Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

SPORTING CLUB CAMINHENSE

PAIXÃO DE UM POVO

SPORTING CLUB CAMINHENSE

PAIXÃO DE UM POVO

Caminhense volta a vencer Shell de 8 no Campeonato Nacional de Fundo 5 anos depois.

 

8+ abs 1º class.jpg

 

   Vitória no Shell de 8, prata no 2X masculino e 8+ Veterano e Bronze no 4XJunior masculino foram os pódios alcançados neste Nacional de Fundo celebrado em Avis.

 

2x masc 2º class.jpg4x jun masc 3º class.jpg

8+ vet 2º class.jpg

 

  O Sporting Club Caminhense deslocou-se no passado sábado (14 de Março) a Avis para competir no Campeonato Nacional de Fundo conquistando várias medalhas.

   Sabendo da cada vez maior dificuldade em arrecadar títulos nacionais quer pelo aumento da competitividade ao nível dos clubes, quer pela recentes alterações no calendário federativo, o Caminhense partiu com ambição de conquistar o maior número de títulos possíveis sendo no entanto que qualquer medalha conquistada já por si considerado como um bom resultado.

   Recorde-se que a federação diminuiu recentemente o numero de embarcações em disputa nesta prova, por exemplo, nos seniores onde antes se disputava este nacional em 8 tipos de embarcações masculinas (1X Abs e 1X ligeiro, 2X Abs e 2X ligeiro, 4x abs, 4- Abs e 4- ligeiro e 8+ Abs) e  5 tipos de embarcações femininas (1x abs, 2x abs e 2x ligeiro, 4X abs, 4-abs), passou-se para apenas 3 em masculinos (2X Abs, 4X Abs e 8+ Abs) e 2 femininas (2X Abs e 4X Abs) diminuindo significativamente o numero de títulos em disputa e tornando o acesso ao pódio muito mais difícil e complicado devido à concentração de atletas em apenas poucas embarcações, o mesmo acontecendo nos outros escalões tais como juniores, juvenis, etc.

   No escalão de Juvenis não foi possível chegar ao pódio sendo que o caminhense participou no 4x masculino (Rafael Gonçalves / Eduardo Gonçalves / João Lima / Daniel Sobral) e com duas atletas no 1X feminino (Raquel Simões e Ana Silva).

   Os juniores arrecadaram a 3º posição numa regata bastante disputada, faziam parte da tripulação Fernando Simões e João Carvalho (atualmente na seleção nacional) juntamente com David Cerqueira e António Bezerra.

   O shell de 8 veterano (Pedro Fernandes / João Fernandes / Henrique Baixinho / Alvaro Fernandes / Raul Pinto / Carlos Vilaça / Jorge Machado / Paulo Lima / Tim Diana Ferreira ) participava nesta prova disputada entre 10 tripulações de diferentes clubes (um numero fora do habitual) acabando na 2ª posição atrás do VRLima e seguido de um misto de clubes.

   Na prova mais disputada do escalão sénior (com 16 tripulações) o 2X masculino constituído por Anthony Passos e Cláudio Rodrigues, ficou em 2º lugar acabando atrás da Académica e seguido do Ginásio Figueirense em 3º. Embora o título tenha escapado foi um resultado positivo dada a competitividade neste tipo de embarcação e o pouco treino em conjunto que a equipa formada há cerca de duas semanas da prova teve possibilidade de realizar, já que com um atleta a treinar em Vila do Conde e outro em Caminha apenas se podiam juntar para treinar quando a disponibilidade da vida profissional o permitisse

   Na prova rainha, o Shell de 8, o Sporting Club Caminhense apresentou-se com 2 tripulações a tripulação A (Nuno Mendes / Virgílio Barbosa / Bruno Amorim / Vítor Pinto / Luís Santos / José Covinha / Samuel Almeida / Pedro Costa / Tim Diana Ferreira) e a tripulação B (Rui Costa / Jorge Barrocas / Rui Canas / Marino Rodrigues /Elias Silva / Diogo Gonçalves / João Silva Pinto / Ivo Carvalho / Tim Mónica Fernandes) sendo que no total competiam 6 embarcações incluindo as do Caminhense.

   Desde que a prova começou até ao seu término, esta foi dominada desde sempre pela tripulação A do Caminhense acabando a mesma com expressiva vantagem sobre todos os seus adversários trazendo assim para o clube um título que já não se ganhava nesta embarcação desde 2010.

   Com o objetivo de colocar 2 shell de 8 no pódio a tripulação B do Caminhense até teve um bom início de prova no entanto, duas das tripulações adversárias acabariam por embater quase ao mesmo tempo, uma de cada lado, acabando por dificultar a passagem que só foi possível após o árbitro que seguia na lancha ter resolvido a situação. Este incidente permitiu que outras tripulações ganhassem uma vantagem crucial perante a equipa B do Caminhense que tornou muito complicado o acesso ao pódio acabando o Infante D. Henrique na 3ª posição e o Sport Clube do Porto em 2º, o Fluvial Portuense em 4º, o Caminhense B em 5º e a ANLisboa em 6º.

   O Sporting Club Caminhense luta para que sejam repostas outras embarcações em disputa em campeonatos nacionais tais como o Shell 4+ que tinham grande tradição nos nacionais de velocidade, mais embarcações de ligeiros assim como outras que foram retiradas do quadro competitivo.

   Também não podíamos deixar de agradecer todo o apoio prestado pelo Município de Caminha na deslocação dos atletas e material, à junta de Gondar e Orbacém por ter facultado o transporte e ao supermercado Capitolina pelo apoio na alimentação de toda a comitiva.

 

 

comitiva nac fundo Avis.jpg

 

Diana Ferreira

 

Mais sobre mim

imagem de perfil

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub